Psicólogo Nuno Gago | Consulta do Adolescente
Psicólogo com formação superior em Clínica, Saúde e Neuropsicologia. Especializado em Coaching Parental e na intervenção com crianças e jovens. Com experiência em áreas como as dificuldades emocionais, cognitivas e de aprendizagem, problemas de comportamento, comportamentos de risco e quadros clínicos.
Psicologia, Clínica, Adolescentes, Psicoterapia, Jovens, Défice de Atenção, Hiperatividade, Saúde, problemas de comportamento, crianças, depressão, ansiedade, birras, medos, memória, atenção
16831
page,page-id-16831,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,overlapping_content,qode-theme-ver-7.8,wpb-js-composer js-comp-ver-4.8.1,vc_responsive
consultorio-adolescente

CONSULTA DO ADOLESCENTE

A adolescência é uma fase do desenvolvimento repleta de questionamentos e momentos de instabilidade e reorganização. Durante este período ocorre um conjunto de mudanças (físicas, cognitivas, sociais e emocionais) que colocam em causa a estrutura e as representações que o jovem faz do que o rodeia.

 

Inicia uma intensa busca de si mesmo e procura consolidar a sua própria identidade, afastando-se do que outrora o definia. Começa a questionar o que o rodeia, aperfeiçoando o seu novo sentido crítico, procurando uma maior liberdade e autoafirmação. Renuncia progressivamente à dependência dos pais e aproxima-se do grupo de pares, onde experimenta diferentes papéis sociais e as suas capacidades recém-adquiridas.

 

É frequentemente nesta etapa que surgem os primeiros comportamentos de risco. A expressão de comportamentos de risco pode ser definida como a participação em atividades que possam comprometer a saúde física e mental do adolescente. Estes comportamentos podem iniciar-se apenas pelo carácter exploratório do jovem, assim como pela influência do grupo (grupo de pares e família), podendo levar à consolidação de atitudes e condutas menos favoráveis com significativas consequências ao nível individual, familiar e social.

 

Ainda que cada jovem experiencie a adolescência de uma forma distinta e muito própria, sabe-se que esta é uma etapa particularmente desafiante quer para o adolescente, quer para os pais, que muitas vezes sentem dificuldades em compreender e lidar com os comportamentos dos seus filhos.

 

Alguns sinais de alerta que poderão ser indicadores de que é o momento de procurar ajuda são: isolamento ou ausência de relação próxima com amigos; mudança brusca do grupo de pares; consumo de drogas e álcool; preocupação excessiva com a imagem corporal; estados de ansiedade recorrentes; desânimo ou tristeza frequente; irritabilidade e agressividade; entre outros.

Agende a sua consulta

ESPECIALIDADES